Porto de Mós e a Revolução de Abril - Abril nas escolas, foi assim…
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito das Comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, foram realizados encontros de partilha de memórias dirigidas aos do 3.º e 4.º ano do 1º ciclo de ensino no concelho, despertando a consciência cívica e histórica e estimulando o conhecimento sobre a história das suas comunidades, neste período tão importante para a história local e nacional.
Estas atividades basearam-se na preparação de perguntas pelos alunos sobre a época da ditadura e da Democracia, que foram respondidas por oradores convidados para partilharam o seu conhecimento e as suas memórias com os alunos. Aos estudantes que já tinham realizado a iniciativa no ano anterior, foi proposto um peddy-paper, que os convidou a contactar com a história da sua comunidade, há 50 anos atrás.
Este ano, aderiram a esta iniciativa as Escolas Básicas de São Jorge, do Alqueidão da Serra e do Juncal, o Centro Escolar das Pedreiras e de Porto de Mós e o Instituto Educativo do Juncal, onde se inscreveram 14 turmas com 178 alunos no total.
A atividade no Centro Escolar das Pedreiras, decorreu com a presença da Sra. Profª aposentada Maria Arminda Matias, David Vazão, canteiro e escultor e Joaquim Coelho, oleiro. Contou também com a parceria da Vasicol, F Santiago e J. Coelho da Silva. A EB1 do Alqueidão da Serra contou com a presença de Mário Januário. A EB1 de São Jorge contou com a participação da Sra Profª aposentada Maria Arminda Matias. O Instituto Educativo do Juncal contou com a presença de Mário Januário, Sra. Profª aposentada Filomena Martins e António Alves, oleiro, tendo parceria com a AASAC – Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros, Val Do Sol Cerâmicas. Por fim, o Centro Escolar de Porto de Mós, contou novamente com a participação da Sra. Profª aposentada Maria Arminda Matias e com a parceria de Lusofruta - Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós.
Para a realização desta iniciativa, foi essencial a participação das Professoras aposentadas Maria Arminda Matias e Filomena Martins, bem como de Mário Januário, que aceitaram partilhar as suas memórias com os estudantes. O município agradece também o apoio e participação da AASAC – Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros, da Lusofruta - Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós e das empresas F Santiago, J. Coelho da Silva. Val Do Sol Cerâmicas e Vasicol.
Esta atividade visa incentivar os alunos a refletir sobre os direitos e deveres dos cidadãos numa sociedade democrática, assim como a importância da participação cívica e do respeito pelas diferentes opiniões, de forma prática e divertida.