Associações em Porto de Mós: passado, presente e futuro - Associação Popular da Bezerra e Figueirinhas
área de conteúdos (não partilhada)No dia 3 de agosto de 1977, era formalmente constituída a Associação Popular de Bezerra e Figueirinhas, com sede na Bezerra, na freguesia de Serro Ventoso (SGMAI - Governo Civil do Distrito de Leiria, Registo geral de associações - Leiria a Porto de Mós). Como definiam os seus estatutos, a fundação desta coletividade procurava facilitar a “resolução dos problemas da população e seus associados, com vista a promover o seu bem-estar, condições de existência económica, social, cultura, recreativa e cívica” (Diário da República – III série, N.º 292, 20 de dezembro de 1977, 11891).
Como foi frequente em outras associações criadas nos anos imediatos à revolução de Abril de 1974, a Associação Popular de Bezerra e Figueirinhas serviu, inicialmente, dois objetivos principais. Em primeiro lugar, facilitar a realização de festas populares, bailes e de outros eventos comunitários. Em segundo lugar, servir de apoio para a realização de casamentos, batizados e outros eventos privados, que beneficiavam da existência de este tipo de associações. Todavia, com o tempo, o tipo de iniciativas organizadas por esta coletividade diversificou-se, especialmente a partir do início da reconstrução e ampliação da sede e a consequente necessidade de encontrar fontes de financiamento para este ambicioso projeto.
Com efeito, a partir de cerca dos anos 2000, o laque de iniciativas expandiu-se. Refiram-se, entre outras, a organização do Crosse dos Moinhos das Minas na Bezerra que, no ano de 2004, contava com 8 edições (O Portomosense – n.º 526 - 30 de dezembro de 2004), e de provas de atletismo em Serro Ventoso, em articulação com o clube desportivo local; a participação regular nas tasquinhas de S. Pedro e no Carnaval de Serro Ventoso (que se mantinha em 2010); bem como a organização da 1.ª mostra de Artesanato e Tasquinhas (6 e 7 de novembro de 2010) (O Portomosense – n.º 676 - 11 de novembro de 2010) ou de eventos de caça às codornizes ou o tiro aos pratos. A estas, somavam-se diversas atividades regulares como os torneios de sueca ou os jogos tradicionais, para os quais era necessária a abertura do café da associação, a partir do trabalho sempre voluntário dos sócios.
Uma particularidade desta associação resulta da sua ligação com as memórias da exploração do carvão em Porto de Mós, que teve na mina na Bezerra um dos seus centros mais importantes. Ainda em 2005 se escrevia que os habitantes deste lugar prestavam apoio aos turistas que se aventuravam na descoberta dos trilhos das minas, tendo a associação um papel fundamental na promoção desses trilhos (O Portomosense – n.º 527 - 13 de janeiro de 2005)
Atualmente, a atividade da Associação encontra-se reduzida, enquanto se procura uma nova direção. O café mantém-se aberto, pelo menos, uma vez por mês. Quanto à sede, serve agora, sobretudo, como estrutura de apoio a eventos pontuais como os festivais de sopa, ou para as celebrações anuais em honra de São Joaquim e Sant’Ana, padroeiros da capela local.
Tem fotografias ou documentos que gostava de partilha sobre a Associação Popular da Bezerra e Figueirinhas? Comente, ou contacte o arquivo diretamente, pelo endereço de correio eletrónico: arquivo@municipio-portodemos.pt
O Arquivo Municipal agradece a colaboração de Célia Rosa, Fernando Santo, Ilídio Rosa e Maria Gracinda para a redação deste texto.