Artes de um Andarilho na Central das Artes
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Na passada sexta-feira, foi inaugurada, na Central das Artes, a exposição “Artes de um Andarilho”, que ali estará patente ao público até dia 2 de fevereiro de 2025.
Artes de um Andarilho leva-nos a descobrir a cerâmica preta, resultante de um processo ancestral de cozedura que sobreviveu em alguns pontos do país, entre eles, Molelos, no Concelho de Tondela.
A exposição nasce de uma parceria da ACERT com o Município de Tondela e a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, à qual o Município de Porto de Mós pertence. No âmbito da APTCVC, o Município de Porto de Mós tem promovido a cerâmica e os artistas do concelho, divulgando o seu trabalho e chamando-os à participação neste tipo de eventos. A razão desta exposição passar por Porto de Mós enquadra-se neste âmbito e na perspetiva de valorizar o mundo da cerâmica nas suas múltiplas expressões.
Esta iniciativa reuniu trinta ceramistas de vários pontos do país, entre os quais Porto de Mós, que foram desafiados a concretizar as suas criações artísticas e a finalizá-las, na cozedura, de acordo com o método tradicional de fabrico da cerâmica preta.
A soenga em que estas peças foram cozidas foi realizada no âmbito do 31º Tom Festa – Festival de Músicas do Mundo, em 2023, e presta homenagem a António Quadros, criativo nos domínios da cerâmica, da poesia, entre outros.
A exposição termina a sua itinerância em Porto de Mós. No final, as peças serão recolhidas pelos seus autores, pelo que uma visita à Central das Artes constitui a oportunidade derradeira de conhecer esta arte peculiar.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00