Estudo sobre o movimento associativo em Porto de Mós apresentado em congresso
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Foi hoje, dia 6 de dezembro, apresentada a comunicação “O movimento associativo em Porto de Mós: transições e transformações entre a ditadura, a democracia e o presente”, no congresso “50 anos de 25 de abril: transições e transformações”, na ESECS - Instituto Politécnico de Leiria.
A apresentação ficou em encargo de Kevin Soares, em representação do Município de Porto de Mós.
O encontro teve como objetivo a reflexão sobre alguns dos múltiplos efeitos que a revolução de abril terá inspirado, sabendo que Portugal vive, de acordo com muitos investigadores, o período de maior e mais rápida mudança de toda a sua longa história.
Segue o resumo da comunicação “O movimento associativo em Porto de Mós: transições e transformações entre a ditadura, a democracia e o presente”:
A Constituição de 1976 consagrou o direito de associação, entendido como um dos pilares fundamentais do sistema democrático que se consolidava. Por todo o território nacional, o número de associações cresceu rapidamente, desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento de práticas culturais muito diversas, na formação de inúmeros voluntários, na resolução de problemas concretos das comunidades locais e enquanto espaços de reprodução de sociabilidades, especialmente importantes em zonas rurais (Leião, Ramos e Silva, 2009: 71-78, A promoção do papel... 9-11)
Conhecendo esta centralidade, em início de 2022 foi iniciado um projeto no município de Porto de Mós, dedicado especificamente a conhecer o universo associativo no concelho. Beneficiando da experiência adquirida durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, este projeto tem combinado a investigação documental, com a recolha oral, em perspetivas bottom-up. A investigação conduzida até este momento permitiu contabilizar 131 coletividades a partir dos registos do extinto Governo Civil de Leiria (SGMAI - Governo Civil do Distrito de Leiria, Inspeção, Licenciamento, Fiscalização e Segurança, 2141, Registo geral de associações - Leiria e Porto de Mós). Todavia, o mundo associativo é mais dinâmico do que alguns trabalhos permitem antever e, na verdade, o registo atual conta com 170 coletividades de natureza variada.
A partir de uma perspetiva problematizante, esta comunicação pretende caracterizar o universo associativo em Porto de Mós, dedicando particular atenção a três pontos centrais: as fases de criação e evolução das associações do ponto de vista cronológico; as transformações mais importantes que tiveram lugar do ponto de vista da sua atividade; e as razões pelas quais as associações são pilares fundamentais da organização da sociedade e da democracia portuguesa no século XX (Melo: 1999), a partir da perspetiva local.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00