10 PASSos para um Natal e um Ano Novo mais saudáveis e sustentáveis
área de conteúdos (não partilhada)Nesta época festiva, o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável (PASS) da Região de Leiria não podia deixar de desejar boas festas. A alimentação é um dos elementos centrais desta quadra festiva e, por isso, o PASS lança o desafio de refletirrmos sobre como podemos celebrar de forma mais consciente e responsável, promovendo a sustentabilidade e a saúde. Seguem-se 10 PASSos para um Natal e um ano novo mais saudáveis e sustentáveis:
1 – Consuma com moderação.
A frugalidade, que significa moderação no consumo, constitui a base da Dieta Mediterrânica e possibilita a redução do desperdício alimentar. Não se esqueça, comer bem, não significa comer em excesso!
2 – Faça refeições completas variadas e equilibradas.
Privilegie o consumo de produtos de origem vegetal (hortícolas, leguminosas, cereais pouco refinados, frutas) e de pescado e reduza o consumo de produtos processados. Siga as recomendações da Roda da Alimentação Saudável e Sustentável para uma alimentação equilibrada, variada e completa. Esta estratégia ajudará a evitar o consumo desmedido nesta época festiva.
3- Comece as refeições com sopa.
Por ser rica em fibras e água, ajuda a manter a saciedade e um bom estado de hidratação. Para além disso, são ricas em vitaminas e minerais, nutrientes importantes para a saúde do nosso organismo. A toma da sopa ao início das refeições principais leva-nos a consumir uma menor quantidade de alimentos do prato principal, o que poderá ser uma boa estratégia para esta época em que ocorrem muitos excessos.
4- Inclua leguminosas nos pratos de Natal!
As leguminosas são bastante nutritivas, económicas e muito versáteis, podendo ser usadas em entradas, pratos principais e até em sobremesas. Para além disso, o consumo de leguminosas apresenta também benefícios ao nível ambiental, já que a sua produção é sustentável. Isto, porque se utilizam menos recursos hídricos, quando comparados com produtos de origem animal, e necessitam de menores quantidades de fertilizantes químicos com elevado impacto ambiental, pois têm a capacidade de fixar azoto no solo (substância importante para a fertilização dos mesmos).
5- Cuidado com o sal. Utilize ervas aromáticas!
Para além de conferirem cor, aroma, sabor e variados nutrientes, são uma ó,ma estratégia para a redução do uso de sal. São também importantes para o ambiente, pois, melhoram a qualidade do solo, controlam naturalmente as pragas, o que resulta na utilização de menores quantidades de químicos/pesticidas, e ainda promovem a biodiversidade ao atrair polinizadores (borboletas e abelhas).
6- Não desperdice.
As sobras de refeições podem ser aproveitadas para a refeição seguinte, congeladas para consumir mais tarde ou ainda criar uma nova receita. A tradicional receita da roupa velha, por exemplo, é uma forma criativa de utilizar as sobras de bacalhau, batatas e legumes, transformando-as num prato saboroso e nutritivo.
7- Mantenha-se ativo e conviva em família.
Aproveite estes momentos de festa para conviver com a sua família e reforçar laços. Faça jogos em família, caminhadas e/ou passeios de bicicleta!
8 – Compre os presentes no comércio local.
Ao comprar os seus presentes no comércio local está a valorizar a economia local, a contribuir para um menor impacto ambiental, por se reduzirem os custos de energia, de transporte e de distribuição e para além disso, consegue encontrar produtos únicos e personalizados, pois estes locais oferecerem itens artesanais e exclusivos, revelando uma maior atenção e cuidado na escolha do presente. Pode ainda economizar tempo, pois as lojas de comércios locais estão mais próximas e evitar ainda a confusão característica desta altura nas grandes superficies comerciais e o atraso das encomendas on-line.
9- Faça embrulhos recicláveis e reutilizáveis.
Para além de ser uma escolha mais sustentável, decerto que os embrulhos ficam mais bonitos, originais e criativos. Para isso utilize papeis reciclados, jornais e/ou restos de tecidos ou até mesmo embrulhos, fitas e/ou laços de anos anteriores.
10- Tenha atenção à quantidade de álcool que ingere.
O consumo de álcool, que também marca estas celebrações, deve ser moderado e intercalado com água para manter o organismo hidratado. Para além disso, não se esqueça de incluir a água ao longo do dia. Nestes momentos, tendemos a descurar a ingestão de água que é muito importante para que todo o nosso organismo funcione corretamente. Como em toda a alimentação e momentos de convívio, o segredo está na moderação e no equilíbrio.
É esta a mensagem do PASS para um Natal e um Ano Novo mais saudáveis e sustentáveis para todos. Vai ao encontro dos principais objetivos deste projeto: a promoção de hábitos alimentares equilibrados, através da adesão à dieta mediterrânica, do consumo de produtos locais e da redução do desperdício alimentar. A iniciativa resulta de uma parceria entre as associações de desenvolvimento local ADAE, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, em conjunto com a CIM Região de Leiria. Tem como foco o Padrão Alimentar Mediterrânico, um modelo alimentar completo e equilibrado, sendo, por isso, um padrão promotor da saúde e do bem-estar e com efeitos favoráveis na economia. Mas vai muito além das porções ou frequências de consumo de determinados alimentos, abrange um conjunto de princípios, valores e práticas que compõem um modelo social, cultural, histórico e de saúde.
O PASS conta com três programas de sensibilização, com uma forte intervenção na comunidade educativa, um programa de capacitação de agentes do território e um programa de ações de participação em eventos/iniciativas temáticas do território. Um dos focos principais do projeto é a intervenção na comunidade escolar, em particular junto de todos os alunos do 6º ano da Região de Leiria, uma vez que a alimentação desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar. Para além disso, tem vindo a desenvolver ações de sensibilização e capacitação para agentes locais, assim como exposições itinerantes e produção de recursos digitais e físicos.
A iniciativa é objeto de financiamento pelo Programa PDR2020 e abrange os dez municípios da Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, pretendendo-se que possa ter continuidade para além deste ano, pela importância que reveste no contexto de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.
Para saber mais, procure o PASS Alimentação Região Leiria no Facebook e no Instagram. Também poderá descobrir receitas saudáveis e sustentáveis em hkps://pass-alimentacao.pt/receitas/.