Porto de Mós foi palco do debate 'Territórios do futuro e a competitividade da Região na nova era da transformação digital'
área de conteúdos (não partilhada)













A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e o Município de Porto de Mós promoveram, no Real Factory – Creative Business Hub, uma conferência dedicada ao tema “Territórios do Futuro e Competitividade da Região na Nova Era da Transformação Digital”, que reuniu decisores, especialistas e representantes institucionais para debater os desafios e oportunidades que marcam a transformação digital nos territórios e na administração pública.
A sessão, que durou toda a manhã, abriu com as boas-vindas do Presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, onde teve a oportunidade de elucidar a plateia sobre o projeto Real Factory e de como este business hub criativo pode contribuir para o desenvolvimento e progresso da região e do concelho. Seguidamente a intervenção de Nuno da Silva Jorge, trouxe à reflexão a importância de integrar a Inteligência Artificial (IA) no funcionamento da democracia, alertando para os riscos e oportunidades que esta representa. O orador, sublinhou que a confiança é o pilar fundamental de qualquer sistema democrático, e que a IA poderá tanto fomentar como comprometer esse diálogo. “Perdemos a oportunidade das redes sociais. Não podemos perder agora a oportunidade da IA”, alertou, defendendo a formação de líderes e decisores para uma utilização consciente e responsável da tecnologia.
O evento contou também com dois momentos distintos de debate e reflexão. O primeiro foi uma mesa-redonda com o tema "O Potencial dos Territórios – Competitividade e Inovação", moderada por Joana Petiz, contou com Luís Filipe, vogal executivo do Programa Regional do Centro, e Eurico Brilhante Dias, deputado e ex-secretário de Estado da Internacionalização.
Luís Filipe abriu o painel com uma apresentação sobre os desafios da Europa em matéria de inovação, energia e dependência tecnológica, destacando a importância de reduzir assimetrias regionais e investir na produtividade. Já Eurico Brilhante Dias complementou com dados sobre o crescimento económico e a evolução do PIB per capita, alertando para a perda de convergência de algumas regiões portuguesas e a necessidade de alinhar as políticas públicas com metas de inovação e qualificação.
Ambos defenderam uma maior articulação entre níveis de governação e uma utilização estratégica dos fundos europeus para promover territórios mais inovadores, sustentáveis e competitivos.
Num segundo momento, o Major-General Arnaut Moreira, professor de geopolítica e geoestratégia e comentador da CNN, trouxe uma análise profunda ao atual sistema internacional, abordando os novos atores, dinâmicas e desafios globais que moldam os territórios do futuro. A sua intervenção complementou o debate ao enquadrar os temas discutidos num contexto geopolítico mais alargado.
Na sua intervenção, Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL, apresentou a “Visão Estratégica para a Região de Leiria”, enfatizando a importância da união e cooperação intermunicipal como resposta aos desafios globais. Num contexto internacional marcado pelo individualismo e protecionismo, defendeu que a região deve continuar a afirmar-se como um exemplo de coesão, colaboração e compromisso com o bem comum. Reforçou ainda o papel central de Leiria no crescimento económico nacional, destacando o dinamismo e a resiliência da região como motores do seu desenvolvimento sustentável.
Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e da Modernização, encerrou a sessão com uma intervenção centrada na importância da modernização administrativa. Defendeu um Estado mais ágil e centrado no cidadão, capaz de simplificar processos e responder eficazmente às necessidades da população. Referiu ainda que o Governo já utiliza soluções de IA e que está a ser feito um trabalho de avaliação para identificar boas práticas e eliminar usos ineficazes, sempre com uma preocupação ética e orientada ao valor público.
Este encontro inscreve-se na estratégia da CIMRL de capacitar os seus territórios e líderes para os desafios da era digital, promovendo um espaço de debate, partilha e construção de soluções inovadoras para o futuro da região.