Porto de Mós encerra 2024 com contas aprovadas e investimento recorde
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
O Município de Porto de Mós aprovou, na última reunião de câmara, as contas referentes ao ano de 2024, que ficou marcado pela maior execução de capital de sempre. O investimento ultrapassou os 10.2 milhões de euros, superando inclusivamente a previsão inicial inscrita no Orçamento (9.489.572€).
Entre os principais fatores que contribuíram para este resultado destaca-se a conclusão da obra de saneamento na EN8, entre a Cumeira e a Moitalina, com um investimento superior a 3,2 milhões de euros. Esta intervenção, há muito reivindicada pelas populações do Juncal e das Pedreiras, veio finalmente garantir um recurso essencial à qualidade de vida local.
Outro projeto estruturante foi a concretização do Ecoparque Verde na Calvaria de Cima, um espaço de lazer moderno numa das poucas freguesias que ainda não dispunham de uma infraestrutura do género, num investimento superior a 1 milhão de euros.
O município reforçou ainda a aposta na educação, com mais de 1 milhão de euros investidos em refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular e prolongamento de horário, numa clara prioridade ao chamado “elevador social”.
As contas de 2024 refletem também uma sólida saúde financeira do município, com uma gestão criteriosa da despesa corrente e uma eficaz captação de fundos comunitários, que permitiram aumentar o orçamento anual em mais de 20%, atingindo os 36,5 milhões de euros.
No campo fiscal, o Executivo municipal manteve a política de devolução de impostos, aumentando os valores reembolsados face a 2023. Foram devolvidos mais 104 mil em IMI Familiar, este último totalizando já mais de 530 mil euros devolvidos desde a entrada deste Executivo. Em IRS, o valor devolvido em 2024 cresceu 551 mil euros em relação ao ano anterior, com um total acumulado superior a 1,8 milhões de euros.
O ano fechou com um resultado líquido positivo superior a 1,3 milhões de euros e um saldo de gerência que ultrapassa os 7 milhões. Também os principais rácios financeiros evoluíram favoravelmente, com destaque para a liquidez geral, que aumentou de 590% para 744%, e a liquidez imediata, que passou de 196% para 391%.
O investimento alargou-se ainda às áreas da Saúde (com os projetos Bata Branca e Cartão de Saúde), ao abastecimento de água (com requalificações no eixo central de Alqueidão da Serra), ao Desporto e Lazer (como a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo e do recinto desportivo de Porto de Mós), ao Empreendedorismo e Inovação (com a Agenda Mobilizadora "Stone By Portugal" e os Bairros Comerciais Digitais), bem como ao reforço financeiro das Juntas de Freguesia.
PV
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00