Em Porto de Mós marchou-se em direção ao Rio de Janeiro
área de conteúdos (não partilhada)
A vila de Porto de Mós foi o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Atletismo organizar o Campeonato Nacional de Marcha Atlética em estrada – 35 km masculinos, na tarde do passado sábado. Registamos a participação de 6 atletas já com mínimos para os Jogos Olímpicos de 2016, que irão decorrer no Rio de Janeiro em agosto próximo e que abrilhantaram esta competição atlética. Este foi o primeiro campeonato nacional desta distância, que a FPA fez disputar, substituindo os 50km e tendo como um dos objetivos uma maior participação. Este evento contou com o apoio fundamental do Município de Porto de Mós e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. Realizaram se ainda em simultâneo várias provas extra que permitiram a participação das olímpicas Ana Cabecinha e Susana Feitor, ambas já com marcas de qualificação para os referidos Jogos Olímpicos, e mais algumas internacionais, onde destacamos Daniela Stoffel Cardoso. Este enquadramento permitiu ainda a realização dos campeonatos distritais das Associações de Leiria, Coimbra, Santarém e Castelo Branco, trazendo a Porto de Mós mais de uma centena de atletas e uma grande animação.
O primeiro campeão nacional de 35km é João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, que foi cronometrado em 2h37m59s, seguido do seu irmão gémeo, Sérgio, em representação do Sport Lisboa e Benfica, com mais 18 segundos. Estes dois marchadores possuem já mínimos para os 20km marcha dos JO do Rio’2016. O pódio ficou completo com outro atleta olímpico, Pedro Isidro, em 2h43m27s, e já com mínimos para os 50km marcha dos JO do Rio’2016. Na primeira prova de 30km femininos realizada em Portugal, Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior conseguiu 2h24m25s"
Nos campeonatos distritais de Leiria, nos 15km seniores femininos, Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, a competir extra, conseguiu a melhor marca nacional, com 1h07m40s. Ana está já pré selecionadas para os Jogos Olímpicos do Rio’2016, com o 4º lugar alcançado no campeonato do mundo em 2015. A campeã distrital foi Daniela Stoffel Cardoso (LMAC), em 1h11m25s (na passagem para os 20km), seguida da conceituada Susana Feitor (LMAC) com 1h14m39s e de Vera Portela, igualmente do Leiria Marcha Atlética Clube, que assim consegue também o título distrital coletivo. Em seniores masculinos, o campeonato distrital disputou se sobre 10km, com o Leiria Marcha Atlética a conseguir igualmente o triunfo coletivo e o individual por Amaro Teixeira. O vice campeão foi Luís Correia (LMAC) seguido de Cristiano António, do Atlético Clube de Vermoil. Em juvenis os campeões de Leiria foram Rita Vazão, pelo Grupo Desportivo das Pedreiras e Acácio Silva, da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia. Nos iniciados os vencedores foram Catarina Costa, do Grupo de Amigos de Casais do Vento e Rodrigo Porfírio (SFAB). Em infantis triunfaram Andreia Carvalho (GACV) e Gustavo Gomes, do Clube Atletismo de Marinha Grande. Em masters o campeão d