Natal Encantando tem selo de eco evento
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Portugal tem sido um dos países mais afetados pelas alterações climáticas, nomeadamente no que à falta de água diz respeito. A seca severa que atinge todo o território deve ser um sinal de alerta efetivo que leve a população e as entidades competentes a tomar medidas preventivas de poupança de água e de energia.
Por este motivo o Município de Porto de Mós quis que o Natal Encantado fosse também uma iniciativa amiga do ambiente. A VALORLIS associou-se a nós, desde o início, atribuindo ao Natal Encantado o selo de eco evento.
Várias são as atividades que fazem jus a esta chancela, a começar pela pista de gelo ecológica, um produto 100% ecológico e amigo do ambiente, que funciona sem recurso a água.
Também o “Stock-in”, que decorreu com muito sucesso nos passados dias 8, 9 e 10 de dezembro funcionou como uma forma de escoamento de produtos que já não estariam à venda em loja. Já o Mercado de Natal, onde será possível encontrar o artesanato local é uma forma de promover os produtores locais que primam pela utilização de matérias-primas naturais e/ou materiais reciclados.
No seguimento deste conceito, o Natal Encantado integra, no seu programa geral, a Feira de Velharias e de Artesanato, uma iniciativa que se estenderá aos restantes meses do ano. A troca e reutilização de materiais e objetos usados é a base da feira. Sem dúvida, uma forma de promover a reutilização de bens que ainda se encontram em bom estado de conservação, a verdadeira aplicação prática da política dos 5 R’s (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos).
Integradas no programa geral do Natal Encantado estão, também, as iniciativas 27º Concurso de Presépios, 9ª Edição “Pinheiro Amigo, Natal Feliz” e 10ª Edição Postais de Natal, que para além de inclusivas promovem a utilização de materiais naturais e/ou reciclados ou recicláveis.
O Natal Encantado encontra-se a decorrer na Praça Arménio Marques até ao dia 8 de janeiro de 2018 e terá como pontos altos do programa, nos próximos dias, a peça de teatro “Ó Zé bate o pé”, com Luís Aleluia, o Natal dos Animais, no dia 17 de dezembro, às 14h00, no Parque Almirante Vitor Trigueiros Crespo e o concerto solidário de José Cid, que reverte a favor dos bombeiros do concelho, também no dia 17 de dezembro, pelas 21h00, na Praça Arménio Marques.
Mais informações sobre o programa e a venda de bilhetes AQUI.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00