Porto de Mós candidato às 7 Maravilhas à Mesa
área de conteúdos (não partilhada)
7 Maravilhas à MesaR é a sétima eleição das 7 Maravilhas de PortugalR.
Vinhos, azeites, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências eno-gastronómicas vão fazer as “mesas” a concurso e Porto de Mós é candidato!
Após se ter candidatado e ganho o concurso “7 Maravilhas Naturais de PortugalR”, em 2010, onde as Grutas de Mira de Aire arrecadaram o título de Maravilha de PortugalR, na categoria de “Grutas e Cavernas”, o Município de Porto de Mós volta a candidatar-se, desta vez, ao concurso 7 Maravilhas à MesaR com três mesas: Mesa do Castelo, Mesa da Fórnea e Mesa da Gruta.
De acordo com o regulamento oficial do concurso, pretende-se “harmonizar a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país, descobrindo os encantos do enoturismo.
(…) As candidaturas a concurso serão as “MESAS”, mas num conceito alargado, que inclui o melhor que uma região tem para oferecer: os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser visitado como uma adega ou lagar, um museu ou um percurso pedestre.”
Perante este cenário, será fácil afirmar que Porto de Mós tem muito para promover neste concurso. Assim, no dia 7 de abril serão conhecidos as 49 Mesas pré-finalistas, que passarão à fase seguinte.
Aqui ficam as mesas candidatas pelo Município de Porto de Mós:
Mesa do Castelo - Porto de Mós
Real banquete, servido no paço, que em tempos foi teto de esperança sem par, das tropas que em campo, cheias de graça, pela mão de D. Nuno, haverão conseguido, a nação afirmar!
Neste castelo, os cheiros de caça lembram D. Fuas, o alcaide imortal! E neste cenário, o coelho e o tordo servem-se à mesa em bolas de pão, chamadas de mondas e tradição. Também a perdiz afirma presença, fazendo do lombo mero aprendiz.
Em tempos em que a luz era a da candeia, o azeite é rei, na torcida e na ceia e serve de caldo à sopa de favas, coroada com ovo e bom bacalhau. E as partes do carneiro, que em banha apuram são sabores de outros tempos, que nos dias de hoje ainda perduram.
Falta o queijo, fresco ou seco, feito com mestria e sabor apurado.
Abram-se alas para el-rei passar, conheça-se a história e o paladar.
De singulares torres verdes, o paço é o mote e vai levá-lo, com toda a certeza, à descoberta deste belo lugar!
Categoria - Gastronomia
- Pão - MONDAS DE CAÇA
- Petiscos - TOMATES DE CARNEIRO
- Sopas - FAVAS COM BACALHAU
- Carne e Caça - PERDIZ COM LOMBO DE PORCO
- Queijos - QUEIJO DE CABRA
Categoria - Vinhos e Azeites
- Azeites - AZEITE AROMATIZADO
Categoria – Roteiros
- Património Histórico, Cultural e Natural - CASTELO DE PORTO DE MÓS
M