Turismo em destaque na reunião de câmara na UF Alvados e Alcaria
área de conteúdos (não partilhada)
A União de Freguesias de Alvados e Alcaria acolheu ontem, dia 12 de abril de 2018, a 6ª reunião de câmara descentralizada, que teve lugar na sede da Junta de Freguesia, em Alvados.
Os trabalhos iniciaram pela amanhã com a visita aos lugares da freguesia, tendo percorrido a aldeia de Alvados, a aldeia de Alcaria e o lugar da Barrenta.
Apesar de a chuva impedir a visita mais detalhada a alguns locais, foi possível identificar alguns pontos que necessitam de intervenção, nomeadamente o Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados; um local de Alcaria, onde é urgente garantir mais pressão na rede pública de abastecimento de água; e o Parque Infantil da Barrenta, que deve sofrer vistorias regulares dos seus equipamentos.
A reunião de câmara iniciou pelas 14h30 com a visualização do filme promocional da União de Freguesias de Alvados e Alcaria.
Antes da ordem de trabalhos houve oportunidade do público intervir, tendo ficado claro que as principais questões levantadas pela população da freguesia se prendem com o turismo. De referir que de acordo com a Presidente da Junta de Freguesia da UF Alvados e Alcaria, Sandra Martins, em 2017 se registaram cerca de 30 000 dormidas nos alojamentos da freguesia.
Face a estas questões, Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, assegurou que a estratégia do município assenta, sobretudo, no desenvolvimento turístico de Porto de Mós, de modo que as suas medidas vão ao encontro do solicitado.
Ainda no período antecedente à ordem de trabalhos, o Presidente fez questão de informar os presentes que o GIPS – Grupo de Intervenção Proteção e Socorro, sediado em Alcaria, passará a ser uma Base Operacional, com reforço no número de operacionais e de equipamentos, uma vez que a base passará a acolher, também, um helicóptero.
Foi, ainda, dado a conhecer que foi aberta uma candidatura no âmbito do FEDER, Portugal 2020, para investimento turístico, à qual o município de Porto de Mós se vai candidatar com diversos projetos, entre eles a requalificação do Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados e a sua transformação em Posto de Turismo Avançado, na área do turismo de natureza, servindo como centro de apoio a várias atividades.
Em resposta aos anseios da população, que referiu o número de visitas à Fórnea como um problema atual na sua preservação, o Presidente referiu ser necessário controlar a forma como as visitas decorrem, pois as mesmas não podem representar deterioração para aquele espaço. É, por isso, importante que a Câmara Municipal de Porto de Mós, a Junta de Freguesia da UF Alvados e Alcaria e os residentes consigam tomar as medidas certas para que este espaço possa ser visitado sem ser degradado.
Foi, ainda, informado que abriram as candidaturas para apoio à construção de canis e gatis municipais, de modo que o projeto proposto pela autarquia está a ser adaptado para ir ao encontro da nova legislação, a fim de reunir as condições para se proceder à referida candidatura.
Desde o dia 9 de abril o Municipio de Porto de Mós pas