5.ª Caminhada - 10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta
área de conteúdos (não partilhada)
Em Portugal, apesar dos especialistas na problemática dos incêndios florestais referirem já existir um bom diagnóstico e conhecerem soluções para a prevenção dos incêndios, estes continuam a afetar as populações e os seus bens, destruindo importantes ecossistemas e florestas, que tão importantes são para a economia do país. Se assim é, porquê a persistência deste flagelo? Porque se continua a verificar uma enorme disparidade entre os recursos financeiros destinados à prevenção e os destinados ao combate, absorvendo este último 80% do total!?
Estas são questões que merecem a nossa reflexão, às quais acresce a inquietante consciência de que, cerca de 98% dos incêndios florestais têm origem humana, não sendo, no entanto, na sua maioria, provocados por mão criminosa, mas por desleixo ou ignorância.
Tudo aponta para que sejam o desleixo e a ignorância o motivo de muitos incêndios e, como tal, merecedores de campanhas de sensibilização que os corrija. É neste contexto que se enquadra o projeto “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta” inserido no Plano de Atividades para 2017, da Associação 10 Milhões na Berma da Estrada.
São quatro os principais objetivos do referido projeto:
1) Contribuir para a sensibilização dos automobilistas, face ao perigo da prática de lançamento de pontas de cigarros para fora da viatura;
2) Homenagear todos os que combatem os incêndios florestais em Portugal;
3) Despertar consciências para o flagelo das perdas materiais (e por vezes humanas) que ocorrem em cada incêndio florestal.
4) Criar na Sociedade Civil o interesse por uma maior participação no despertar das consciências para esta problemática, na necessidade da criação de movimentos cívicos que se possam envolver na prevenção dos incêndios florestais e na discussão pública de políticas da floresta.
“10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta” é um projeto que envolverá um universo de cerca de 700 participantes que, ao longo de catorze dias, irão realizar 19 caminhadas, percorrendo o equivalente a 8 mil quilómetros, o que corresponderá a cerca de 10 milhões de passadas. Estas caminhadas decorrerão nos últimos 14 dias do verão de 2017.
Todos os intervenientes terão como missão, inspirar a população em geral, para a promoção de comportamentos mais amigos da floresta e do ambiente.
O projeto “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta” pretende levar a cabo a divulgação da sua mensagem, através de atos simbólicos, que contribuam para o apelo à reflexão e à emoção, da sociedade civil.
A concretização de 10 milhões de passadas (simbolicamente, uma passada por cada português), será levada a cabo, através da realização de caminhadas em áreas classificadas, lugares de valor patrimonial ambiental e de valor simbólico (Serra de Monsanto, Serra de Sintra, Tapada de Mafra, Serra de Montejunto, Serra de Aire e Candeeiros, “Pinhal de Leiria” e Herdade da Apostiça).
No sentido de se conseguir uma comunicação mais emotiva, parte