Exposição 'Primeira Pedra'
área de conteúdos (não partilhada)
Primeira Pedra é um programa de pesquisa experimental, de âmbito nacional e internacional, sobre as potencialidades de utilização da pedra portuguesa, alicerçado nas suas propriedades materiais e características distintivas.
O programa concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa, sensibilizando para as suas especificidades e para a indústria que lhe está associada.
No centro deste programa estão diversos arquitetos e designers de produto ou gráficos, bem como outros protagonistas do território da criação cultural, nacionais e internacionais, convidados a desenvolver trabalhos que enfatizam não só o material em bruto e processado, mas também o próprio local da sua extração – as pedreiras – a sua envolvente sociocultural e o seu papel na paisagem e no ambiente.
Primeira Pedra integra três grandes projetos de pesquisa e desenvolvimento – Resistance, Still Motion e Common Sense – que foram internacionalmente apresentados em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo e Londres.
Porto de Mós “nascido e criado” no seio da pedra, não poderia deixar de acolher este projeto de homenagem à pedra portuguesa, sendo até outubro, palco desta exposição, que reúne em vários espaços da vila 26 obras magníficas que justificam, certamente, uma visita.
Ver Folha de Sala da exposição
IDENTIDADE
A pedra tem uma identidade que permanece até hoje sinónimo de um universo verdadeiramente espantoso que, extraída da mãe Natureza, fez questão de acompanhar a evolução dos tempos e de se mostrar nos detalhes do nosso quotidiano. As suas qualidades naturais de beleza, durabilidade e solidez, fazem da pedra portuguesa uma matéria-prima de excelência que, para além de um interessante testemunho de milhões de anos de evolução geológica, a tornam um material com aptidões singulares.
Porto de Mós detém no seu território uma riqueza geológica única, integrando o mais importante maciço calcário do país com uma ligação centenária à indústria da pedra natural, que é de extrema importância no contexto socioeconómico e cultural da região e do país.
Sendo a Pedra um material de fortes características identitárias, IDENTIDADE apresenta um largo espetro de peças em pedra portuguesa, produzidas para comunicar as suas propriedades materiais e características distintivas, que têm mantido a relação temporal entre o homem e a natureza.
Na génese desta exposição está a PRIMEIRA PEDRA, um programa de pesquisa experimental, acarinhado pelo Portugal2020/Compete2020, que conc