Patrimónios Online - Arquiteturas da água II
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
As arquiteturas da água assumem, em Porto de Mós, uma diversidade tipológica ampla. Aqui, onde o carso impôs a circulação hídrica subterrânea em larga parte do concelho, as cisternas sempre tiveram um papel fundamental.
Algumas das formas construtivas mais elaboradas são ainda suscetíveis de serem encontradas em quintais e nas bermas de estradas que, em outros tempos, assumiram um papel de primeiro plano na circulação de pessoas e bens. Moradores, estalagens e albergarias não dispensavam as suas cisternas.
Nas Pedreiras, num quintal outrora propriedade de Armindo Vieira, é possível admirar um exemplar de cisterna de estrutura exterior abobadada por onde escorriam as águas pluviais. Na base da abóbada, um canalete define o perímetro da construção, fazendo desaguar as águas no interior, um imenso tanque hermetizado. Esta cisterna, em bom estado de conservação, servia as necessidades domésticas e da vizinhança. Data dos anos 30 do século XX e reproduz uma tipologia multissecular ainda bem presente no nosso território.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00