Museu na Aldeia
área de conteúdos (não partilhada)O “Museu na Aldeia”, projeto SAMP premiado e alvo de reconhecimento por parte de várias instituições, tem vindo a ser destacado pela sua implementação em parceria e pelo impacto social, criatividade e inovação da sua intervenção cultural, educativa e artística em comunidades que apresentam características de isolamento, quer a nível geográfico como demográfico.
A Aldeia de São Bento (Porto de Mós) será a próxima comunidade a realizar a inauguração da sua própria exposição, a decorrer no dia 15 de fevereiro de 2022 (terça-feira) às 15h00, no Museu de Renda de Bilros (Peniche). A obra de cocriação desenvolvida pela comunidade de São Bento, em conjunto com os profissionais dos museus envolvidos e a equipa SAMP, teve como estímulo a apresentação de exemplares de Renda de Bilros de Peniche na Aldeia, cedidos temporariamente pela Rede Museológica do Concelho de Peniche. Deste modo, os idosos criaram peças que retratam os bolos de festa tradicionais da sua localidade, bem como algumas características paisagísticas da região, recorrendo a massa pão e a ramos de árvores. Esta obra estará patente no Museu da Renda de Bilros, de 16 de fevereiro a 08 de maio de 2022, sendo acessível ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Reforçando o carácter integrativo do projeto, cada sessão de apresentação da obra será acompanhada de vários momentos artísticos. Visando uma representação interativa e dinâmica do próprio Museu, as performances terão características únicas que permitirão representar de forma personalizada cada instituição e a respetiva aldeia por meio da música e da dança. Os idosos estarão sempre integrados na própria atuação, não apenas como espectadores, mas sendo eles próprios convidados a participar em momentos chave da performance.
O momento final de cada sessão é reservado às comunidades e às instituições, para que possam celebrar em conjunto a exibição das novas peças em exposição e a sua representatividade. As obras das comunidades permanecerão nos respectivos Museus, no decorrer dos próximos meses, ficando disponíveis para visita como parte de uma exposição temporária. As Aldeias, deixam assim, a sua marca no Museu, tal como o próprio o fez numa primeira instância.
Terça-feira a Domingo
10:00 às 13:00
14:00 às 18:00
Gratuito