Jornadas Internacionais 'Memórias do Carvão'
área de conteúdos (não partilhada)
“Memórias do Carvão” é o tema que norteia a organização do programa das Jornadas Internacionais a realizar nos dias 11, 12 e 13 de setembro, nos concelhos de Porto de Mós e da Batalha.
Em todos os lugares onde foi ou continua a ser explorado,
[o carvão] deixou profundas marcas no território e memórias fortes, ligadas, por um lado ao progresso industrial e, por outro, à extrema dureza dos trabalhos de lavra, garantidos por sucessivas gerações de mineiros. (...)
Embora em Portugal não existam grandes jazigos de carvão, as ocorrências conhecidas, há muito encerradas, permitiram o estabelecimento de diversas minas que marcaram de forma indelével a economia regional e nacional, propiciando, a montante e a jusante, o estabelecimento de outras actividades de grande impacto, nomeadamente ao nível das indústrias de base como é o caso dos cimentos, da produção de eletricidade e dos transportes.
Comissão Científica
A atividade mineira, nomeadamente, a exploração das minas de carvão foi, efetivamente, muito significativo na região do Vale do Lena, abarcando os concelhos de Porto de Mós e da Batalha.
A história do Couto Mineiro do Lena, constituído em 1925, é a história das minas da Bezerra, Cabeça Veada e Ferrarias, em Porto de Mós e Barrojeiras, nas Alcanadas. É a história da linha de caminho de ferro que atravessa a Serra da Pevide, a estação da Corredoura, da Central termoelétrica que fez chegar a energia elétrica, pela primeira vez, a muitos dos concelhos circundantes.
Como tal, justifica-se em pleno o desenvolvimento desta iniciativa promovida pelo CEHFCi da Universidade de Évora, pelo Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa), pelos Municípios de Batalha e Porto de Mós, em colaboração com o Museu
Nacional de História Natural e da Ciência.
As Jornadas contarão com conferencistas de reconhecido nome a nível mundial, como Rowan Julie Brown do National Mining Museum Scotland e Miguel Alvarez Areces, economista e presidente da Asociación de Arqueología Industrial (INCUNA).
O programa das Jornadas reparte-se pelos dois concelhos, Porto de Mós e Batalha , já que ambos constituem um único território mineiro.
Os trabalhos iniciar-se-ão na vila da Batalha. O segundo dia decorrerá no Cine-teatro de Porto de Mós. O dia 13 de setembro estará reservado a uma visita ao território.
A inscrição para a participação nesta iniciativa é gratuita para a população residente nos concelhos de Porto de Mós e da Batalha para os dias 11 e 12 de setembro e decorre até ao dia 5 de setembro de 2014.
Para proceder à inscrição deverá dirigir-se à Câmara Municipal de Porto de Mós (junto do gabinete de arquivo) ou através do e-mail: