Apresentação do Livro de Valter Calvário 'Pequenos Grandes Tiranos'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Valter André Calvário, nasceu a 20 de Fevereiro de 1990. Viveu, cresceu e estudou em Porto de Mós, concelho do distrito de Leiria, resguardado pelas belas Serras de Aire e Candeeiros.
Aos 18 anos entrou para a Universidade de Évora, no curso de Engenharia de Energias Renováveis. Graduou-se aos 21 anos e concluiu o Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente pelo Instituto Politécnico de Leiria, aos 23.
Actualmente, exerce a profissão de Engenheiro, numa Empresa de Serviços Energéticos e reside na sua Terra.
Sinopse
"Arold era um dos meninos Pobres, separado dos Ricos por uma vedação, que dividia a sua escola em duas, apesar de a sua metade ser muito menor que a outra.
Esta fora a primeira vez que teve conhecimento de que existiam regras e classes sociais. Começou a prestar mais atenção ao funcionamento da escola e como ela era dirigida. Percebeu o porquê daquelas barreiras. Fora-lhe dito que serviam para impedir a mistura de classes, pelo que sentiu na pele, e pela primeira vez, a injustiça da discriminação.
Neste momento não lhe interessava ser um dos alvos, tão pouco se importava com a própria razão de ser, no entanto olhava para aqueles professores do outro lado da vedação com uma repulsa que, até então, desconhecia. Os próprios adultos escarneciam dos rapazes e raparigas do outro lado, tentando promover a diferença de classes e criar uma mentalidade de rebaixamento e serviço para com os mais ricos e poderosos. Não era só o pequeno Arold que se encolerizava com tal situação. O seu grupo também não gostava dela, assim como a maior defensora das crianças do seu lado da vedação, a professora Bertl. Talvez por ter nascido e conhecido o País Grande onde não se sentia tamanha diferença, mas vivido no País Pequeno, em que estas estão tão acentuadas que as próprias crianças e os seus pais estejam habituados às mesmas. Mas não iria permitir que naquele lugar assim fosse, não, enquanto pudesse fazer alguma coisa para evitar."
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00