Encontro de Turismo Militar teve lugar em Porto de Mós
área de conteúdos (não partilhada)
No passado dia 18 de junho, decorreu mais uma edição do encontro anual da Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), que contou com a presença de várias entidades públicas e privadas dos setores do Turismo e da Cultura em Portugal.
O ETM2022 – Encontro de Turismo Militar teve lugar no Cineteatro de Porto de Mós e foi organizado em conjunto pela ATMPT e pela Câmara Municipal de Porto de Mós, com a parceria Fundação Batalha de Aljubarrota e Turismo do Centro de Portugal, contando, ainda, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e Direção Geral do Património Cultural.
A manhã contou com uma visita gratuita ao Castelo de Porto de Mós, guiada pelo Arqueólogo Jorge Figueiredo.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, da Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, e do Presidente da Associação de Turismo Militar Português, Álvaro Covões.
O Diretor da Viagem na História – Turismo Militar, João Pinto Coelho lançou o 3º número da revista, destacando as diferentes rubricas promocionais e suportes audiovisuais de divulgação do património histórico-militar nacional.
A Secretária-geral da ATMPT, Lígia Mateus, fez a apresentação da nova rota temática do Roteiro de Turismo Militar, com a Grande Reportagem audiovisual "Uma Viagem na História pela Rota da Boa Memória".
A sessão promoveu duas Talks de Turismo Militar, que reuniu diferentes especialistas do setor público e empresarial. A primeira com o tema “As Fortificações Marítimas e o Turismo Militar”, moderada pelo Coronel Luís Albuquerque, contou com a experiência do Coronel José Paulo Berger e do Primeiro-Tenente Bruno Gonçalves Neves, que abordaram a importância das fortificações das linhas de defesa da costa de Lisboa e do Algarve. A segunda com o tema “A Rota da Boa Memória: contributos para a ativação de um produto inovador, sustentável e competitivo”, moderada por João Pinto Coelho, contou com a experiência profissional de Nuno Pinto, da Abreu, e de Carlos Arraiolos, da Traveltino.
A ATMPT assinou protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, representada pela Presidente da Direção, Margarida Valla, no sentido de se criarem sinergias através de ações conjuntas no âmbito de iniciativas, programas e projetos de cooperação em matéria de salvaguarda, promoção e valorização do património histórico-militar.
A Associação apresentou publicamente os novos Associados Honorários da ATMPT, alargando, uma vez mais, a sua rede operação e de contactos, em prol do desenvolvimento do turismo militar em Portugal.
Durante a sessão foram homenageados os municípios que têm desenvolvido trabalho, individualmente ou em parceria com a ATMPT, que visivelmente contribuiu para a salvaguarda, proteção e divulgação do património histórico-militar nacional, com a Distinção "Turismo Militar Português 2021".
O dia terminou com a entrega dos Galardões "Destino de Turismo Militar 2021/2022", às entidades que integram o Roteiro de Turismo Militar e que têm trabalhado em articulação com a ATMPT na consolidação e estruturação da oferta do turismo militar em Portugal.
Uma iniciativa de sucesso que ficou marcada pela presença de várias entidades, de norte a sul do país, com um objetivo em comum.
Faça parte da História de Portugal!
Uma Viagem na História pela Rota da Boa Memória
A ATMPT embarcou numa viagem na história para lhe apresentar a nova rota temática do Roteiro de Turismo Militar.
A Associação de Turismo Militar Português embarcou numa viagem na história para lhe apresentar a nova rota temática do Roteiro de Turismo Militar.
Acompanhados pelo Coronel Luís Albuquerque e por Guilherme Albuquerque, traçámos um itinerário pela Rota da Boa Memória, que passou pelos concelhos de Abrantes, Tomar, Ourém, Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, para lhe contarmos a história da Batalha de Aljubarrota, travada por D. João I – "O da Boa Memória" e pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, duas figuras incontornáveis na luta pela independência nacional.
Esta aventura leva-nos a conhecer o percurso que as tropas fizeram até ao campo militar, a batalha real e a memória associada a este confronto que ficou para sempre marcado na História de Portugal. Uma autêntica viagem na história pela Rota da Boa Memória dividida em três episódios, com algumas sugestões de experiências para todos os gostos.
Acompanhe a Grande Reportagem do 3º número da revista. Faça parte da História de Portugal!