Porto de Mós dedica semana à juventude
área de conteúdos (não partilhada)Entre os dias 9 e 13 de maio a Câmara Municipal de Porto de Mós organizou um programa de atividades dedicado à população jovem.
Houve muita animação mas o principal foco da semana foi na formação e empreendedorismo dos jovens.
A Futurmós, que decorreu nos dias 9 e 10 de maio, no Cineteatro de Porto de Mós, foi dedicado aos alunos que se encontram em fase de transição na sua vida académica, os 9º’s e 12º’s anos portanto.
Foram apresentados cursos, foram dados workshops sobre tomada de decisão, esclarecimentos sobre os passos a dar para ingressar no ensino superior, palestras com jovens que estão a fazer percursos académicos e profissionais inspiradores.
Após o espetáculo Roda Bota Fora e o Concurso de Miss e Mister, que aconteceram nos dias 10 e 11 de maio, a semana terminou em grande com a Final Municipal de Empreendedorismo decorreu durante a manhã do dia 13 de maio, no Cineteatro de Porto de Mós.
No projeto estiveram envolvidos 402 alunos das 3 escolas do concelho: Escola Secundária de Porto de Mós, Escola Secundária de Mira de Aire e Instituto Educativo do Juncal.
Tratou-se de um universo de 19 turmas e 17 professores. Após o workshop de geração de ideias foram remetidas 20 candidaturas apresentadas por 56 alunos. Rumo à final municipal foram selecionados 8 projetos representados por 22 alunos. O projeto vencedor foi apresentado pelo aluno Alexandre Jorge da Escola Secundária de Porto de Mós, denominado ColaboreArt.
O projeto consiste na criação de uma rede comercial corporativa composta por uma loja física e uma plataforma digital. Esta rede comercial pretende fomentar a comercialização de bens e serviços artesanais, tradicionais de um determinado território. Para além da fomentação do comércio de produtos endógenos, esta rede colaborativa tem por objetivo auxiliar os artesãos e pequenos produtores que pretendam associar-se ao projeto, fornecendo-lhes instrumentos de trabalho e acompanhamento personalizado.
Em 2º lugar ficou o projeto Rosmalecrim, dinamizado pelas alunas Beatriz Lindo, Marisa Sebastião e Beatriz Suordem do Instituto Educativo do Juncal. A ideia de negócio consiste na criação de uma máscara de argila de três diferentes tipos, cada um com o seu efeito para a pele. Cada máscara será acompanhada por uma planta autóctone da Serra de Aire e Candeeiros e será armazenada em recipientes feitos de junco, proveniente da região. A máscara de argila em conjunto com a planta tem efeitos tonificantes, anti-inflamatórios, antioxidantes e hidratantes. As argilas roxa, vermelha e branca, existentes na nossa zona, têm efeitos comprovados no melhoramento da pele, efeitos esses que permitem a inovação no ramo da cosmética.
Em terceiro lugar fico o projeto idealizado pelos alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, Rodrigo Aguiar, Mário Póvoa e Rodrigo Marto, intitulado TechPet. Trata-se de uma aplicação para telemóveis, que pretende melhorar o bem-estar dos animais domésticos e, consequentemente, dos donos. Esta aplicação irá ser desenvolvida para telemóveis Android e iOS, de modo a ser fácil de obter e utilizar. Irá ter como tarefas: notificar o utilizador para alimentar e passear o seu animal doméstico (notificações no telemóvel) e sugerir pontos de venda de produtos para animais domésticos e promoções presentes nos mesmos.